terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Joana manda recado


Gravado no Porto e lançado a 10 de Novembro do ano passado, “Recado” é o primeiro trabalho discográfi­co de Joana Costa. A fadista de 29 anos, natural do Ribatejo, esteve em Matosinhos, no passado sábado.
Na Fnac do Norte Shopping, Joana Costa, acompanhada na guitarra portuguesa por Samuel Cabral, na guitarra clássica por André Teixeira, e no contra-baixo por Filipe Teixeira, cantou ao vivo seis dos 12 temas que compõem o álbum: “Fria claridade”, “Duas lágrimas de orvalho”, “Sou um fado desta idade”, “São saudades”, “Na curva do teu ombro” e “Lisboa garrida”.
“Recado” é o fado que dá nome ao primeiro disco de Joana Costa e conta com poema de António Lobo Antunes. Aliás, as palavras do escritor estão presentes em mais dois temas.
Porquê “Recado”? “Todo este disco é um recado, um recado no global, principalmente de palavras verdadeiras. É assim que eu sou. É assim que eu me sinto no fado. Esta é a minha maneira de estar, de sentir os poemas, de sentir as palavras, a música. Depois, escolhi este tema para o álbum, porque este tema é muito especial para mim, porque foi o André (Teixeira) que fez este tema e foi especificamente feito para mim. O poema é lindíssimo. É do António Lobo Antunes. É uma pessoa muito generosa”, revelou Joana Costa ao “Matosinhos Hoje”.
“É um bebé de que me orgulho muito, porque foi pensado principalmente com muito carinho. É um trabalho em que nós nos preocupamos em vingar pela simplicidade. Preocupei-me muito com os poemas novos que surgiram, que encaixamos nos fados tradicionais. Preocupei-me com a mensagem que eles me transmitem. É um bebé de todos. Cada tema tem um cunho pessoal e tem um bocadinho de cada músico, porque trabalhamos em conjunto”, explicou a fadista.
Além de António Lobo Antunes, “Recado” conta com temas de Pedro Homem de Mello, Carlos Ary dos Santos, Fernando Perez, António Torre da Guia, entre outros autores.
A conhecida fadista Beatriz da Conceição é uma forte influência em “Recado”. Joana Costa recria “Lisboa garrida”, “Meu corpo” e “Sou um fado desta idade”, três temas celebrizados por Beatriz da Conceição.
Questionada sobre a possibilidade de vir a fazer parte da chamada “nova geração do fado”, Joana Costa responde com humildade: “Para ser muito honesta, não tenho pretensão em nada no fado. Fico muito feliz por poder cantar e por haver pessoas que me vão ver. Sinto-me feliz por isso. Aquilo que eu costumo dizer é: Aquilo que o fado me trouxer, eu recebo e aceito, mas eu, acima de tudo, canto e continuarei a cantar enquanto as pessoas me forem ver. Canto, porque gosto muito. Aquilo que o fado me trouxer, se me fizer feliz, eu aceito de coração aberto”.



Por: Dulce Salvador

Nenhum comentário: