sexta-feira, 28 de março de 2008

Valha-me Deus!


Eu costumo dizer que aprecio teatro, mas não sei porquê, ultimamente tenho pensado muito se realmente tenho ou não sensibilidade para apreciar uma peça de teatro...

A última que assisti era suposto ser um ensaio para a comunicação social (pensamos nós que seriam quinze minutos...quando na realidade foi mais de hora e meia!)...A peça "O olhar diagonal das coisas", a partir da poesia de Ana Luisa Amaral, começa com as imagens da caminhada do primeiro Homem na Lua. Até aí, tudo bem. Essa parte eu percebi! O astronauta ver a Lua e nós vermos que o astronauta está a ver a Lua...ok...pronto, é rebuscado, mas consegui chegar lá...

O pior foram os quase nove minutos que se seguiram...foram um suplício! Quatro cromos à volta de umas mesas, a acender e a apagar fósforos...

Saí da sala sem ter entendido nada e, pior, tive que entrevistar o encenador e escrever um texto sobre a peça! Fantástico! Senti-me mesmo ignorante! Porque será que gosto de peças de teatro simples, como comédias ou histórias desgraçadinhas? Gostar do tipo de teatro que faz o La Féria ou o António Feio é sinal de limitação intelectual?

O que eu sei é que, felizmente, não paguei para ver. Caso contrário. tinha chorado o desperdício de dinheiro e tempo...Como a minha mãezinha costuma dizer: "Valha-me Deus!".

Nenhum comentário: